O que é preciso para ser um Nômade Digital em 02 anos?
- Nômades em quatro
- 8 de mar. de 2019
- 3 min de leitura
Está decidido em ser um Nômade Digital?
Vai encarar essa mudança?
Então saiba o caminho das pedras, nesse roteiro que desenvolvi, através de muita pesquisa. Já usei e estou atualmente seguindo para uma nova Experiência Nômade.

1º passo:
Começar a juntar dinheiro 02 anos antes da data prevista:
Comece, da melhor maneira que puder a juntar suas economias, para passar pelo menos um ano viajando. Pense no melhor jeito de fazer, sem que afete demais a sua vida, desenvolvi um cofre mágico onde coloco moedas todos os dias apenas de 1 real, e também quando possível notas de 50 reais ou 100 reais bem dobradinhas, garanto que ao final de 2 anos você, vai ter uma grande surpresa.
18 meses antes:
Procurar empregos que permitam o nomadismo digital

São várias as formas de se trabalhar a distância, portanto procure em sites de empregos por vagas como produtor de conteúdos, fotógrafo, programador visual ou de software, são várias as profissões que lhe permite trabalhar home office ou de qualquer lugar do mundo, ou se preferir um negócio que possa ser administrado à distância. Ou até mesmo caso tenha um esporte ou hobby que você goste e desenvolva um projeto ou trabalho relacionado ao mesmo. E na pior das hipóteses aprenda uma nova profissão, quem sabe está aí o sua grande aptidão!
A sua residência atual, o que fazer com ela?
Se a sua residência for própria, ela servirá como mais uma fonte de renda, portanto trate de conseguir alugá-la, desde já converse com amigos e possíveis pessoas que estejam interessadas. E se você mora de aluguel e vai passar um longo período fora, essa é a hora de informar ao locatário que você pretende assinar o contrato de locação por somente mais um ano,evitando assim multas por quebra de contrato.
6 meses antes
Se você possui um veículo, trate de vendê-lo, pois, será um dinheiro muito bem vindo em sua nova vida nômade, lembre-se, ser nômade também é se desapegar de coisas que você não poderá carregar nas costas. Além disso, alguns meses sem carro irá lhe garantir uma grande economia e lhe preparar melhor para uma vida nômade em outros países.
Faça um check list de todos os documentos necessários para os destinos pretendidos, dê bastante atenção a estas questões, para evitar problemas sérios e indesejáveis;
Comece aos poucos a se desfazer de coisas e objetos que não poderão ser levados com você, isso lhe renderá mais uns bons trocados, pense em uma venda de garagem;
Pesquise bastante sobre custo de vida nos destinos pretendidos, muitos nômades digitais, priorizam países onde se viva com menos e por mais tempo. Alguns exemplos são: Países do sudeste asiático, do leste Europeu, da América central, ou até mesmo América do Norte, neste caso o México.
3 meses antes

Com três meses de antecedência, julga-se ser a melhor hora de procurar passagens e hospedagens. Tem se também como informação importante de que partidas às terça-feiras são mais baratas, procure fazer essa comparação com seu destino. Utilizamos bastante o Skyscanner, Kaiak e o Airbnb e Booking.
Se você ainda têm muita coisa dentro de casa, julgue necessário, fazer algumas doações, ou procure um lugar onde possa guardar as suas coisas, que não vão ser desfeitas.
Caso você possua um Pet, está na hora de procura alguém para tomar conta dele.
01 mês antes
Agora chegou a hora da decisão mais difícil de todas, caso esteja empregado, pedir demissão! Esse prazo é importante para que você cumpra o aviso prévio e assine toda papelada necessária;
Fazer uma procuração para alguém de confiança, para que resolva questões burocráticas na sua ausência;
Revisar o cartão de vacinação e checar se está com todas as vacinas necessárias para os destinos pretendidos;
Fazer check list de equipamentos e vestimentas necessários para viagem, levando em consideração a estação do ano que irá chegar no seu primeiro destino. as demais vestimentas de outras estações deixe, para comprar quando precisar ou se precisar;
07 dias antes
Fazer as malas!
Lembre-se, em algumas situações menos é mais, não abuse do peso das malas, pois o excesso pode lhe acarretar taxas abusivas no aeroporto.
Sua mala ou mochila deve ser resistente e segura, lembre-se ali está tudo que você possui. Deixe para levar na bagagem de mão equipamentos, documentos, cartões e dinheiro.
Mantenha sempre uma conta bancária, de preferência que você possa administrar à distância pela internet. As demais feche e lembre-se também de se livrar de contas de água, luz e telefones que não serão mais utilizadas.
Tenha sempre um contato de urgência anotado caso necessite.
Tente levar o seu roteiro de viagem à mãos,pois, uma viagem bem planejada é o segredo do sucesso. Nas últimas horas antes da partida poderá fazer check in online e confirmar reservas de hospedagem e sua chegada será segura.
Lembre de deixar chaves e documentos importantes com familiar ou amigo de confiança.
No mais.....tenha uma boa Experiência Nômade!

Comments